Não tem jeito! Nós usamos calçados quase a maior parte do dia. Mas será que você sabe o jeito certo de limpar e guardar cada um deles? Saber como organizar e limpar os seus sapatos no guarda-roupa pode fazê-los durar mais tempo. Separamos 10 dicas práticas para conservar os seus sapatos!

#DICA 1: Secar sapatos úmidos os molhados

Você sabe qual a forma correta de secar os seus sapatos? Nos dias chuvosos evite molhá-los, entretanto caso isto ocorra, nunca os coloque o sol. Deixe secar a sombra e longe de qualquer outra fonte de calor! Você pode também colocar jornal na parte de dentro do sapato. Além de ajudar a absorver a umidade, ainda mantém a forma do calçado.

#DICA 2: Conhecer o material do seu sapato

É importante estarmos atentos aos materiais dos sapatos e aos produtos recomendados para a limpeza. Dessa forma não haverá o risco de danificar o acessório. Existem diversos tipos de materiais e por isso geralmente cada um exige uma atenção especial.

#DICA 3: Armazenamento dos sapatos

Guarde os sapatos na forma correta organizando-os em suas próprias formas ou preenchendo o seu interior, organize cada tipo de sapato por estação e propósito e evite sempre empilhar os sapatos, pois isso prejudica ainda mais a conservação deles.

#DICA 4: Limpar antes de guardar

Sempre limpe os seus sapatos antes de guardá-los, pois o suor dos pés e a sujeira trazida da rua fazem aumentar ainda mais a proliferação de fungos.

#DICA 5: Evitar o mau cheiro

De vez em quando, você pode passar bicarbonato de sódio ou cedro para evitar o mau cheiro. Use também desodorantes para calçados e talcos anti-sépticos. Ao guardar procure priorizar estantes específicas para sapatos ou locais onde possam “respirar”.

#DICA 6: Tirar manchas

Para tirar manchas dos seus sapatos experimente usar vaselina.

#DICA 7: Tirar sujeiras

Para limpar sujeiras de sapatos de tecido, como sapatilhas ou tênis, experimente limpar com álcool.  A melhor forma de retirar a sujeira de sapatos de corda é passando a borracha (a mesma que você usa na escola)!

#DICA 8: Calçados de material sintético

Os sapatos feitos de material sintético podem ser limpos com um pano seco ou escova, se estiverem muito sujos, um pano úmido.

#DICA 9: Calçados de couro

O couro costuma ressecar, por isso, para conservar o brilho natural, passe um creme específico para couro com pano seco. O óleo de amêndoa costuma ser um bom aliado.

#DICA 10: Lavar os cadarços

Preciso de lavar os cadarços? Não é necessário que seja com tanta frequência, mas é interessante que eles não estejam encardidos, pois isso pode alterar sua cor e, também, claro, ajudar no aumento do odor desagradável. Para lavá-los, encha a pia com água quente e pouco sabão, deixe-os de molho por cerca de 10 minutos, depois enxague bem com água fria. Então é só deixar secando e pronto. Você terá cadarços limpos e cheirosos!